Ao finalizar o primeiro quadrimestre de 2018, a empresa Sensor Tower elaborou um estudo sobre os downloads de aplicativos móveis nos primeiros quatro meses do ano. Dele se desprendem dados muito interessantes sobre as ferramentas mais demandadas pelos usuários de Android em todo o mundo.

O consumo de aplicativos móveis durante os primeiros quatro meses de 2017 já aumentou no Google Play 5,4% a respeito de 2016 ao alcançar 17,6 bilhões de downloads. Por isso, é interessante segmentar o mercado em tipos de ferramentas para analisar as tendências dos usuários.

descargas android
Imagem: Sara Caravaca

Os jogos seguem sendo o mais baixado

Apesar de só ter aumentado em 4,7% em relação ao primeiro quadrimestre de 2017, os jogos seguem sendo os aplicativos mais baixados do catálogo do Android. No total, os usuários instalaram um total de 7,23 bilhões de jogos em dispositivos deste sistema operacional.

top juegos android
Imagem: Sara Caravaca

Subway Surfers foi o jogo mais baixado durante o primeiro trimestre de 2018 se aproximando de 40 milhões de downloads neste período. O plataformer de Kiloo terá agora que lutar contra os super famosos PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS para defender a liderança.

Garena Free Fire foi o segundo título mais demandado. O auge dos jogos ‘battle royale’ é agora e o número de downloads deste aplicativo esteve próximo de disputar o primeiro lugar do pódio durante os primeiros três meses do presente ano.

Um título que parece nunca sair da moda é Candy Crush Saga. O jogo de King fez mais de 28 milhões de usuários que baixaram o jogo emparelhar caramelos sem parar, no primeiro trimestre de 2018, para ficar na terceira posição do ranking.

Tudo indica que estas posições estão com os dias contados ao finalizar o segundo trimestre do ano. A chegada de PUBG ao catálogo do Android foi uma revolução nos Estados Unidos já é o jogo mais baixado do primeiro quadrimestre de 2018, apesar de ter sido lançado no meio de março. E olhe, Fortnite está próximo de aparecer.

Facebook se impõe em redes sociais

Se nos adentramos nos aplicativos de redes sociais, Facebook leva o ouro no pódio das redes sociais mais baixadas durante este início de ano. A plataforma segue imparável e foi a única capaz de superar os 125 milhões de downloads no primeiro trimestre.

Outro aplicativo da fábrica de Mark Zuckerberg, Instagram, leva o segundo posto na classificação de aplicativos sociais mais baixados com mais de 75 milhões. A ferramenta de fotos e vídeos foi a quarta mais baixada do catálogo do Android em todo o mundo e cada vez eleva mais o potencial de ser a rede social número um no futuro.

Apesar da chegada dos Stories ter causado muito dano, Snapchat foi durante o período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de março de 2018 a terceira rede social mais baixada. Seus divertidos filtros e sua simplicidade seguem permitindo que o aplicativo não jogue a toalha e supere os 40 milhões de downloads neste período.

top redes sociales android
Imagem: Sara Caravaca

Muito vídeo nos aplicativos de entretenimento

Os usuários de Android também buscam aplicativos que fomentem a diversão à margem dos jogos. E é musical.ly a ferramenta de entretenimento que mais downloads gerou durante o primeiro trimestre do ano. Este criador de simpáticos vídeos musicais permitiu mais de 30 milhões de novos usuários cantarem desde janeiro a março.

Muito próximo segue Flipagram. Este app para criar montagens de vídeo a partir de fotografias disputou o primeiro posto até o último momento e ascendeu como uma das ferramentas mais baixadas em dispositivos Android durante os últimos meses.

Encerrando o pódio dos aplicativos de entretenimento mais baixados está Netflix, superando os 25 milhões de downloads em todo o mundo. O aplicativo da plataforma de vídeo sob demanda se otimizou em suas últimas versões e os usuários buscam, cada vez mais, dispor de um amplo catálogo de filmes e séries em qualquer momento mesmo sem dispor de conexão com a internet.

top video android
Imagem: Sara Caravaca

O eterno reinado de WhatsApp em

Desde sua criação em 2009, os aplicativos de comunicação para Android estiveram liderados por WhatsApp. Este chat contou com 165 milhões de downloads durante o primeiro trimestre de 2018 e segue inovando para oferecer novos serviços que o permitam seguir sendo o número um apesar da intensa concorrência.

Muito próximo do primeiro posto se encontra Messenger. A ferramenta de chat do Facebook ficou somente 5 milhões de downloads abaixo do WhatsApp e se mantém no segundo posto com folga em relação aos posteriores.

Fecha o pódio dos aplicativos de comunicação mais baixados IMO. Este aplicativo de mensagens está sendo muito utilizado em alguns países da América Latina, tanto por sua simplicidade quanto pelos poucos requisitos técnicos que precisa para funcionar. Com mais de 25 milhões de downloads no primeiro trimestre de 2018, conseguiu fazer parte do top 20 de aplicativos mais baixados a nível mundial.

top comunicación android
Imagem: Sara Caravaca

Vale frisar, segundo o estudo de Sensor Tower, que os downloads de aplicativos relacionados com a comunicação entre usuários diminuiu em torno de 11% a respeito do primeiro quadrimestre de 2017.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here